R$ 420,00
SOBRE O PRODUTO
Caixa com 24 Unidades de Tubo de Selante de PU 40 Cinza Poliplás
Descrição
Selante de poliuretano modificado indicado para as mais diversas aplicações de vedações, preenchimentos e reparos da construção civil. Adere em diferentes superfícies – vidro, concreto, madeira, metal, fibra, cerâmica, alguns tipos de plásticos e borrachas etc. De consistência pastosa e com propriedades de não escorrimento, cura em contato com a umidade ambiente formando uma borracha resistente e flexível. Pode ser pintado, lavado e não forma fungos.
Vantagens
- Não escorre
- Adere em diferentes superfícies
- Adere em superfícies úmidas
- Alta resistência ao intemperismo
- Pode ser pintado
- Pode ser lavado
- Não forma fungos
- Absorve ruídos e vibrações
- Não conduz eletricidade
- Baixa emissão de compostos orgânicos voláteis (VOC)
Limitações
Não é recomendado para:
- Juntas de alto tráfego onde a resistência a abrasão é importante (autoestradas, pistas de
aeroportos, cais de portos)
- Juntas de imersão contínua em água ou outro líquido
- Expor o selante à tensão mecânica até que não esteja completamente curado;
- Vedações em placas de policarbonato e acrílico;
- Colagens e fixações do tipo estruturais – espelhos, cubas de pias, vidros de fachadas e afins;
Áreas de aplicação
- Preenchimento de juntas em geral – concretos, alvenarias, madeiras, metais, fibras e outros materiais da construção civil
- Emendas de placas de pré moldados
- Vedações de telhados, coberturas, toldos, rufos, calhas, dutos
- Acabamento e vedações em pias e balcões de mármores e granitos
- Acabamento perimetral de esquadrias – portas, janelas, caixilharias
Mecanismo de cura (vulcanização a frio)
O PU 40 cura pela reação química com a umidade atmosférica em temperatura ambiente. Quanto maior a umidade atmosférica e a temperatura ambiente, maior será a velocidade cura do material. Em ambientes, regiões ou estações climáticas com baixa umidade atmosférica, a velocidade de cura será menor.
Junta Padrão (dimensões)
Largura: 6mm até 20mm (não é recomendado inferior ou superior a esse valores)
* Profundidade:
- para juntas até 10 mm de largura – profundidade igual a largura
- para juntas de entre 10 mm e 20 mm de largura – profundidade igual a 10 mm
- Limitar a profundidade com um tarugo ou uma fita antiaderente, e também para evitar que o selante cole no fundo da junta (adesão tríplice);
- A largura da junta tem que ter dimensionamento compatível com a capacidade de movimentação do selante.
Modo de usar
Ferramentas necessárias: Aplicador de selante tipo pistola (manual ou pneumático), espátula metálica lisa ou ovalada, fita crepe, fita ou tarugo do tipo ”tarucel”.
Preparação da superfície da junta: A superfície deve estar limpa, seca e livre de partículas soltas ou sujidades que podem servir como antiaderentes. Se tiver pintura ou revestimento, raspar toda a superfície solta ou fracamente fixada. É recomendado que qualquer pintura ou revestimento que não puder ser retirado, que esteja fortemente aderido a superfície. Não é necessário o uso de primer.
Preparação da junta: Depois de limpar a superfície, colocar uma fita crepe rente a superfície lateral da junta para delimitar a área para fins de acabamento e introduza um tarugo do tipo “tarucel” para delimitar a profundidade da junta.
Aplicação: Para preparar o cartucho de selante PU 40 Poliplás, faça um corte em 45° no diâmetro do bico necessário para a aplicação. Lembre-se que o selante PU 40 já vem pronto para o uso. Colocar o cartucho preparado na pistola de aplicação e ir pressionando o gatilho em operação contínua e firmemente de modo a preencher totalmente o vão da junta, exercendo sempre uma pressão moderada para garantir o contato total do selante com as bordas da junta, evitando assim a formação de bolhas de ar e garantindo uma boa adesividade. Retirar o excesso de selante com o auxílio de uma espátula metálica, empurrando-o para dentro da junta e promovendo a adesão. Retirar a proteção de fita crepe antes de iniciar a cura.
Acabamentos e retrabalhos: Todo e qualquer acabamento e retrabalho devem ser executados antes do tempo de formação de pele. Agentes de acabamentos devem ser testados previamente para verificação de compatibilidade.
Limpeza:
Superfície, ferramentas e equipamentos de aplicação podem ser facilmente limpos, imediatamente após o uso, antes do início cura do selante, com o auxílio de um pano limpo embebido em álcool para limpeza. O selante endurecido ou curado é de difícil remoção e somente poderá ser removido por abrasão ou com o auxílio de material cortante, tomando os devidos cuidados de segurança pessoal e para não danificar a superfície onde o adesivo foi aplicado.
Pintura sobre o produto
O PU 40 pode ser pintado após a formação de película. Em casos onde a secagem da tinta é através de alta temperatura, faz-se necessário a cura total do produto antes da pintura. Todas as pinturas devem ser testadas através de ensaios preliminares sob as condições do aplicador. Geralmente, a elasticidade de uma tinta é inferior ao PU 40, o que poderá ocasionar fissuras e craquelamentos na superfície da tinta.